A Implantologia é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Os implantes dentários são dispositivos médicos, confecionados numa liga de titânio altamente compatível com o organismo, que substituem as raízes de dentes perdidos. Oferecem uma solução segura para a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias e pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais.

Quando recorremos à reabilitação com implantes, podemos ir de encontro às expectativas dos pacientes e devolver de forma rápida e eficaz a estética e função que se perdem após as extrações dentárias. Assim, os pacientes poderão optar por uma solução fixa em detrimento de soluções desconfortáveis e inestéticas como as próteses removíveis, suportadas apenas pela mucosa, voltando a sentir o conforto que os dentes naturais oferecem.

Reabilitação Fixa Parcial com Implantes

Implante Unitário

Em casos de perda de um único dente, mesmo que em zonas diferentes da cavidade oral, recorremos a este procedimento simples e indolor, através do qual conseguimos devolver rápida e eficazmente as funções estéticas e mastigatórias, restituindo o que se perdeu após a extração dentária.

Ponte Sobre Implantes

Utilizamos este tipo de tratamento quando temos várias perdas de dentes adjacentes. É um procedimento simples e indolor, através do qual conseguimos devolver rápida e eficazmente as funções estéticas e mastigatórias, restituindo o que se perdeu após a extração dentária.

Reabilitação Total com Implantes

Realizamos este tipo de reabilitações essencialmente em pacientes desdentados totais mas também em pacientes que apresentem poucas peças dentárias ou em casos em que não podemos manter os dentes em boca, por falta de saúde dos mesmos ou por problemas periodontais.

Prótese Hibrida

A prótese hibrida é uma prótese total aparafusada sobre implantes. Em casos de perda total dos dentes, quer num maxilar quer em ambos, este é o tipo de reabilitação que irá devolver ao paciente uma maior estabilidade e qualidade de vida, sendo o que mais se aproxima do conforto e função dos dentes naturais.

No próprio dia, o paciente leva dentes provisórios aparafusados, salvo raras excepções, em que a densidade óssea não nos permite colocar a prótese imediatamente em carga.

Sobredentadura

A sobredentadura é uma prótese total removível, implanto-suportada. Mesmo tendo que ser removida diariamente para higienizar, os implantes conferem-lhe uma excelente estabilidade, tendo o paciente conforto a nível da mastigação e dicção, sem que a prótese de mova na boca.

É uma solução mais económica comparativamente à prótese hibrida, mas que confere uma qualidade de vida que as próteses removíveis não concedem.

Recorremos também a esta solução em casos específicos como por exemplo escassez de osso a nível posterior que nos impeça de colocar implantes ou pacientes com uma deficiente higiene oral.