A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento da má oclusão, problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias dentofaciais.

Designamos má oclusão, qualquer alteração que não permita um encaixe perfeito entre os dentes, assim como uma articulação ideal entre os maxilares.

Podemos recorrer à utilização de aparelhos ortodônticos apenas por motivos estéticos, mas também por motivos funcionais, melhorando a saúde e função das peças dentárias.

Além de melhorar a estética, ter dentes alinhados melhora a higienização dos mesmos, prevenindo a sua perda por cárie ou problemas periodontais, alivio de tensões dos músculos responsáveis pela mastigação, prevenindo problemas da articulação termporomandibular, melhoria da eficácia mastigatória, fonética e respiração, entre outras vantagens.

Ortodontia Convencional

A ortodontia convencional baseia-se na colocação de um aparelho fixo, utilizando brackets metálicos, arcos metálicos, ligaduras e elásticos. É a técnica mais antiga mas tem evoluído com o passar dos anos, tornando-se cada vez mais cómoda e eficaz.

Ortodontia Convencional Estética

A ortodontia convencional estética assemelha-se à ortodontia convencional mas são utilizados brackets cerâmicos ou em safira e arcos estéticos, que apresentam uma cor aproximada da cor do esmalte dentário, ou mesmo transparentes.

Embora melhores a nível de estética, estes brackets são mais volumosos e têm maior tendência a fracturar.

São utilizados também em casos de alergia aos brackets metálicos.

Ortodontia Auto-ligada – Damon

O sistema Damon elimina a necessidade de utilizar a mecânica tradicional que pode requerer extrações dentárias. Este tipo de aparelhos exerce menos forças de ligação, reduzindo a fricção e sendo por isso mais confortável para o paciente. O sistema Damon utiliza forças biológicas que aproveitam os processos adaptativos do corpo para criar espaço de forma natural, evitando as exodontias. O tratamento tende a ser mais eficiente, podendo proporcionar um tratamento mais rápido e cómodo.

Alinhadores Invisiveis – Invisilign

O Invisalign permite a correção dentária com aparelhos quase invisíveis.

A Invisalign é a marca líder mundial de alinhadores dentários transparentes removíveis, comprovado pela experiência de milhões de pessoas que já recorreram a esta tecnologia, e cujos resultados foram atingidos em todo o tipo de casos, até nos mais complexos. Este é ainda o tratamento que oferece a maior previsibilidade do resultado, graças ao planeamento digital, que permite antecipar o resultado, ainda na consulta de avaliação.

Ortodontia Preventiva

Baseia-se na prevenção de problemas que podem ser detectados em crianças, durante o crescimento facial e durante a transição da dentição de leite para a dentição definitiva. Usamos por, por norma, aparelhos removíveis.